Desenvolvendo websites responsivos com Pinegrow

 

A Neurônio Adicional é uma agência de Marketing Digital que tem no desenvolvimento de sites uma de suas principais frentes, com um grande foco em projetos em WordPress e Landing Pages que servem como destinos para campanhas online. Apesar da grande comunidade em torno do WordPress e da sua estrutura e componentes bem documentados, sempre buscamos uma ferramenta que pudesse potencializar o desenvolvimento desses projetos. Nenhuma dos editores utilizados pela agência até então, como o Dreamweaver e o Notepad++ possuíam funções nativas ou mesmo plugins que adicionassem as funcionalidades que a agência necessitava. A falta dessa ferramenta aumentava o tempo destinado aos projetos e por vezes até “roubava” tempo de outras etapas de igual importância, tudo para entregar o projeto no prazo com o mínimo de ressalvas possíveis.

No final de 2016, logo após conhecer o Pinegrow Web Editor, o adotamos como uma de nossas ferramentas no desenvolvimento de Websites.

 

Espaço Pipa Fachada

Uma oportunidade perfeita

O Pinegrow inicialmente trouxe questionamentos por parte da equipe – o que já esperávamos, por se tratar de algo novo, porém ao iniciarmos o uso ficou claro que se traria melhoras ao nosso processo de desenvolvimento. Com a ajuda dos tutoriais disponíveis, da comunidade e de usuários mais experientes, em pouco tempo conseguimos inserir o Pinegrow em nosso fluxo de trabalho.

No primeiro semestre de 2017, uma entidade sem fins lucrativos da cidade de Piracicaba, o Espaço Pipa – Ong destinada aos cuidados de pessoas com Síndrome de Down e suas famílias, nos procurou para que pudéssemos ajudá-los com sua comunicação. Tínhamos um histórico de projetos desenvolvidos para entidades sem fins lucrativos, e aceitamos o desafio.

O objetivo do projeto era criar uma maneira para pessoas e empresas realizarem doações com o mínimo de burocracias e etapas possíveis. Já conhecíamos alguns sistemas de gerenciamentos de pagamentos online e nossa ideia foi de integrá-los em um site em WordPress, onde o Espaço Pipa também pudesse gerenciar e promover o conteúdo gerado através de eventos e ações. Todos sabem a importância de uma comunicação bem feita em todas as áreas e principalmente para o terceiro setor, onde é muito importante que os voluntários e doadores saibam onde seu tempo e dinheiro está sendo utilizado e investido.

Com o projeto e o wireframe pronto, chegou a hora de colocar a mão na massa.

 

Utilizando o Pinegrow na prática

No dia-a-dia, o WordPress Theme Builder foi a feature mais utilizada. O conhecimento prévio que tínhamos sobre funções e toda a estrutura do WordPress, fez com que esse item caísse como uma luva para nossa equipe. Após a montagem do HTML e CSS da página principal e das páginas internas, utilizando principalmente, os recursos do editor visual do Pinegrow, ficou fácil configurar todos os parâmetros necessários para o tema que seria criado.

Durante todo o desenvolvimento, sempre que nos deparávamos com alguma dificuldade, apelávamos para a ajuda da comunidade de desenvolvedores que utilizam o Pinegrow. Isso nos trouxe muita segurança, pois sabíamos que conseguiríamos resolver pequenos impasses rapidamente.

 

Espaço Pipa com uma nova ferramenta de colaboração

espacopipa.com.br

Apesar da burocracia envolvida no projeto – principalmente por se tratar de uma instituição que possui um foco tão delicado, o Pinegrow garantiu que as etapas de desenvolvimento fossem entregues no prazo programado e com uma eficiência muito maior. Todos os testes e pequenos ajustes feitos durante a etapa de aprovação foram realizados rapidamente, sem maiores dificuldades.

O Espaço Pipa, atualmente conta com um website institucional que além de informar à comunidade local os acontecimentos do seu dia-a-dia, ajuda a fortalecer seu nome como uma instituição modelo e de extrema importância para a cidade, além de conseguir, na prática, mais arrecadações de pessoas e empresas interessadas em seu manifesto.

Para a Neurônio Adicional, tão importante quanto produzir ideias e realizar uma comunicação que transforme os negócios dos nossos clientes, é ter a possibilidade de atuar como um verdadeiro agente de mudança dentro da sociedade. Unir a utilização de uma ferramenta que nos permite desempenhar melhor nosso papel no dia-a-dia, com uma entidade que necessita aprimorar sua comunicação para sua própria sobrevivência, foi uma das grandes experiências da agência no último ano.

 

Acesse o site do Espaço Pipa: http://espacopipa.com.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now
Open chat