Pensando a experiência do usuário

Somos todos usuários de produtos e serviços e nossa experiência é algo sempre merecedor de muita atenção. Embalados pelo Connecting Plus 2015, cujo tema foi Experiência do Usuário, resolvemos estender o assunto em nossa coluna.

Citando a definição da Wikipédia “Experiência do Usuário, do inglês User Experience (UX), envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. Inclui as percepções de uma pessoa dos aspectos práticos, tais como a utilidade, a facilidade de utilização e a eficácia. A experiência do usuário é dinâmica, pois é constantemente modificada ao longo do tempo, devido à evolução das circunstâncias e inovações”.

A grande questão por trás da experiência do usuário e que muitos empresários insistem em ignorar, é que o usuário de um produto pode ser alguém completamente diferente de quem o criou ou analisa sua utilidade. Toda a experiência deve ser pensada para o prazer e satisfação da pessoa que vai utilizar o produto/serviço, dentro de condições que permitam ao empresário lucrar com esse uso, mas sem deixar de ter como propósito a satisfação de uma necessidade ou a solução de um problema de forma inovadora. Qualquer coisa diferente de 100% de eficácia já trará uma certa frustração ao usuário.

Fazendo uma analogia para entender de forma prática e definitiva o UX, pense em você como um usuário insatisfeito com algo que comprou nos últimos dias, e pense que seu cliente pode estar sentindo o mesmo em relação ao que você está oferecendo. É necessário ser lógico e ao mesmo tempo muito dinâmico: acompanhe e observe continuamente se seus clientes estão realmente satisfeitos com todo o processo que envolve seu produto/serviço e mesmo obtendo um resultado positivo, não deixe de acompanhar a evolução das circunstâncias e inovações.

Quem é seu consumidor? O que ele quer? O problema dele foi resolvido? A experiência foi prazerosa? Ele usaria seu produto/serviço novamente? O UX pode muitas vezes ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

banner-ux-02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now
Open chat