A Internet das Coisas – Coluna Tri Digital

Confira o texto abaixo  também na coluna TRI.digital, na Revista Trifatto OUTUBRO | NOVEMBRO, 2014

As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano, até serem indistinguíveis dele”. Mark Wieser

A “Internet das Coisas” se refere a uma nova fase, a uma revolução tecnológica, onde a à rede mundial de computadores passa a interligar vários tipos de objetos e dispositivos inteligentes, que vão interagir entre si e conosco, promovendo o bem estar e facilitando as nossas vidas.

Uma Coisa, no contexto da “Internet das Coisas”, é um objeto conectado que pode ser, por exemplo, uma pessoa com um monitor cardíaco, um animal rastreado em uma fazenda, um tanque industrial com sensores de nível, um carro com sensores que avisam a pressão dos pneus, uma lâmpada de iluminação pública de uma cidade, uma tomada em sua casa ou qualquer outro objeto natural ou construído pelo homem.

Hoje temos mais máquinas conectadas à internet do que pessoas, e cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

O conceito de “Internet das Coisas” vem crescendo nos últimos anos como uma grande oportunidade de mercado, o “boom” veio ano passado, quando grandes empresas, como o Google e a Microsoft, começaram a investir na gestão de coisas e objetos identificados pela internet.

internet-das-coisas

A relação indivíduo/ computador também tem mudado e dado lugar a novas formas de interação. A limitação de tempo e da rotina fará com que as pessoas se conectem à Internet de outras maneiras. Aparelhos vestíveis, como o Google Glass e o Smartwatch da Apple, transformam a mobilidade e a presença da Internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima. A Universidade da Califórnia de São Francisco já usou o Google Glass na mesa de cirurgia. Em um futuro breve, outras áreas como a saúde e a construção civil, também devem começar a investir em tecnologias com esse conceito.

As tendências e possibilidades desse cenário, suas aplicações, desafios e oportunidades são belas e amplas, mas profissionais de tecnologia da informação já alertam para o risco de segurança, pois equipamentos de funcionários poderão estar conectados à internet sem a devida proteção e, portanto, expondo informações das empresas e das pessoas.

internet-das-coisas

Start typing and press Enter to search