A jornada do seu consumidor

Submersas em um mercado imensamente competitivo, a disputa por um lugar ao sol está extremamente acirrada entre as empresas, onde a concorrência é cada vez maior e por muitas vezes desleal. Esta situação instável reflete diretamente no trabalho de comunicação, que optando por focar em uma campanha de curto prazo, anunciam hoje para vender instantaneamente, ou no máximo no dia seguinte. Embaladas pela velocidade e interatividade do mundo virtual e suas redes sociais, a comunicação está se aproximando de uma prática incorreta de “atirar para todos os lados”, mas é preciso cuidado, pois o comportamento do consumidor está mudando. Planejamento e foco ainda são indispensáveis.

Ações de curto prazo podem gerar algum resultado hoje, mas logo uma nova solução será necessária, e sem perceber estará “apagando um incêndio” por dia. É preciso entender que o consumidor passa por uma jornada antes de efetivar a compra de um produto ou contratar um serviço, e esta trajetória pode ser curta ou duradoura, mas o fato é que ao longo deste percurso o consumidor terá diversos pontos de contato com a marca.

Analisando a jornada de um consumidor na internet que busca por produtos de beleza e fitness, usando ferramentas específicas, é possível notar pelo menos sete pontos de contato existentes entre a primeira e última interação antes da decisão de compra. Podermos afirmar que este é o número de oportunidades para encantar e atrair este consumidor, posicionando a marca e oferecendo uma possibilidade única de conquistá-lo ao longo da jornada.

Planejar a comunicação atento aos pontos de interação apresentará resultados mais sólidos e duradouros. Aperfeiçoar estratégias facilita a execução de ações pontuais e emergenciais, que serão encaradas como oportunidades de negócios.

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