Uma Eleição de Recordes e Hashtags – Coluna Tri Digital

Confira o texto abaixo  também na coluna TRI.digital, na Revista Trifatto DEZEMBRO | JANEIRO, 2014/15

A disputa presidencial no Brasil, que foi encerrada com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, entra para a história como a eleição com maior número de interações no Facebook, em todo o planeta.
Para Bruno Magrani – diretor de relações institucionais do Facebook no Brasil, as eleições brasileiras foram “um dos maiores eventos vividos na plataforma neste ano. Estamos muito felizes que a plataforma possa contribuir como um importante espaço para a conversa política na internet”, afirmou Magrani à Agência Efe.

Considerando todo o período da campanha – de 6 e julho a 26 de outubro – o Facebook contabilizou um total de 674,4 milhões de interações. O número supera o recorde anterior, registrado nas eleições da Índia, que haviam conseguido um marco de 227 milhões de interações. Em termos de volume, o primeiro turno gerou um pouco mais de conversas do que o segundo: foram 346 milhões de interações (entre postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos). No segundo turno, o volume de interações foi de 328,4 milhões.

O Facebook também monitorou o volume de menções a cada um dos candidatos em todos os Estados brasileiros. A favor de Dilma – e com maior volume de mensagens de apoio à candidata, destacaram-se o Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí. Já as mensagens de apoio a Aécio Neves foram mais numerosas em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

O Twitter também foi um dos principais palcos de discussão durante as eleições, com mais de 26 milhões de postagens sobre a eleição. Ao longo de toda a corrida eleitoral, a rede social monitorou o volume de mensagens sobre os candidatos e as eleições, o Twitter recebeu um total de 21,5 milhões de posts apenas sobre Dilma Rousseff e Aécio Neves. Em seus perfis oficiais, Dilma e Aécio postaram, juntos, 2.793 mensagens no período analisado.
O último debate do segundo turno, realizado na sexta-feira, 24, pela TV Globo, gerou mais de dois milhões de mensagens, que usaram a hashtag #DebateNaGlobo.

Fonte: Proxxima e Yahoo

eleicoes-do-brasil

Start typing and press Enter to search