Mobile-only e o comportamento social – Coluna Tri Digital

Confira o texto abaixo  também na coluna TRI.digital, na Revista Trifatto OUTUBRO| NOVEMBRO, 2013

O mercado móvel mudou muito e está evoluindo em uma velocidade ainda maior do que a própria internet. O momento é perfeito para começar a explorá-lo, tanto para quem quer vender como para quem quer comprar. Como informamos na coluna anterior – O Mundo Mobile e o Microtédio, no Brasil alcançamos as marcas de 5,4 milhões de smartphones comercializados só no primeiro trimestre desse ano, e mais de 80 milhões de acessos a banda larga móvel, indicando uma tendência de uso cada vez maior das ferramentas móveis – celulares, tablets e smartphones.

mobile-only

O poder das redes sociais foi ampliado pelo fator mobile e ao mesmo tempo em que o social ficou móvel, o móvel ficou mais social. Serviços definidos como mobile-only se tornaram presentes no nosso dia a dia, como WhatsApp, Instagram, Foursquare e tantos outros. Compartilhar fotos, vídeos e textos virou um reflexo muscular. A migração natural para a navegação em um website institucional é substituída cada vez mais pela visita ao perfil do Instagram de uma loja de roupas, à Fan Page da empresa de produtos eletrônicos, ao canal de vídeos do You tube de uma agência de viagens, aos boards do Pinterest de uma loja de artigos esportivos, ao blog em WordPress de um nutricionista, e ao perfil do Foursquare de um restaurante, entre inúmeras outras opções.

Não estar presente nesse universo é mais do que perder oportunidades, é deixar de lado a mudança no comportamento do consumidor, é não enxergar a transformação na maneira com que as pessoas se relacionam com o mundo. Existir no universo móvel é interagir, é ouvir, respeitar e corresponder às expectativas do cliente; é algo mais amplo do que propaganda e marketing, vai além de disponibilizar acesso, é a interação entre pessoas e marcas em seu grau mais elevado até hoje.

E pensar que houve um tempo, onde interagir era enviar cartas aos programas de auditório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now
Open chat